terça-feira, 6 de outubro de 2009

Enquanto esperam VEM, crianças passam por baixo da catraca dos ônibus

Situação constrangedora foi mostrada pelo Bom Dia PE em março de 2008; um ano e seis meses depois, Grande Recife Consórcio ainda não entregou os cartões
Da Redação do pe360graus.com
Há um ano e seis meses, em março de 2008, o Bom Dia Pernambuco mostrou cenas constrangedoras e humilhantes de crianças que precisavam se arrastar por baixo das catracas dos ônibus para garantir o direito de não pagar a passagem. Nesta terça-feira (6), o assunto volta à tona porque a cena não mudou.
O Grande Recife Consórcio de Transportes deu o prazo até dezembro de 2008 para fazer o cadastro das crianças e resolver o problema. Depois, o prazo para entrega do Cartão VEM Infantil foi até agosto de deste ano. Em outubro, nenhuma criança recebeu o cartão.
“Desde 2004 lutamos por isso, entramos com ação no Ministério Público (MP), que fez um termo de ajustamento de conduta no qual Grande Recife Consórcio, ao instalar novo sistema de bilhetagem, teria que colocar o vale infantil, sob pena de multa diária de R$ 1.000”, lembra o ex-conselheiro tutelar André Torres.
O coordenador de Tecnologia do Grande Recife Consórcio de Transportes, Álvaro Roberto, diz que os cartões para as crianças devem chegar em algumas semanas. “O cadastramento foi feito há alguns meses, precisamos triar e testar todos os cartões. Dentro de algumas emanas vamos entregá-los pelos Correios”, afirmou. “Priorizamos trabalhadores, depois VEM Estudante e por fim o infantil. Quando a criança completar seis anos, o sistema vai bloquear automaticamente os cartões”.
Sobre a multa que não vem sendo paga, Geraldo Nóbrega (foto 3), presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares, informou que já notificou o Consórcio e o Ministério Público sobre a situação. “Ontem protocolamos ofício ao Consórcio pedindo esclarecimento oficial, bem como ofício ao MP sobre a multa”, afirmou. “O valor seria encaminhado a instituições de crianças e adolescentes”.

0 comentários: